Buscar
  • Pedro Lavigne Moreira

Exame de mamografia durante a pandemia?



Nos tempos atuais em que a recomendação é ficar em casa, temos que discutir o melhor momento para realizar a mamografia, exame tão importante na detecção precoce e no diagnóstico do câncer de mama.


A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em nota conjunta com o Colégio Brasileiro de Radiologia recomendam:


Exame de rastreio (pacientes sem sintomas na mama que faria o exame com a finalidade de tentar detectar alguma alteração inicial), independente do risco: adiar o exame.


Paciente sintomática (nódulo palpável, secreção pelo mamilo, dor na mama...): pode ser realizado, avaliar o que a informação pode trazer de benefício para a paciente. Cuidado redobrado nas pacientes com 60 anos ou mais.


Marcação pré-cirúrgica (para cirurgia para diagnóstico ou terapêutica): avaliar o momento ideal, especialmente para pacientes com 60 anos ou mais.


Avaliação após quimioterapia: pode ser considerado adiar por curto período de tempo, especialmente nas paciente acima de 60 anos, mas lembrar que o atraso nesta situação pode prejudicar o prognóstico.


Controle de lesão provavelmente benigna (BIRADS 3): postergar o exame


Alteração suspeita de câncer de mama (BIRADS 4 ou 5): realizar biópsia



#cancerdemama#mastologistaemlinhares#oncoplastica#reconstrucaoimediata#mastologia#mastologialinhares#mamografia#reconstrucaodemama#mastologia

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Sobre peso & câncer de mama!

Você sabia que mulheres com sobrepeso tem maior risco de desenvolver câncer de mama? Você sabia que paciente com câncer de mama o controle do peso reduz a mortalidade pelo câncer? Alimentação sau

(27)99869-1344

Climel - Av. João Felipe Calmon, 974, Sala 102, Centro, Linhares

©2020 por Pedro Lavigne Moreira - Mastologia. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now