
Pedro Lavigne Moreira
Exame de mamografia durante a pandemia?

Nos tempos atuais em que a recomendação é ficar em casa, temos que discutir o melhor momento para realizar a mamografia, exame tão importante na detecção precoce e no diagnóstico do câncer de mama.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em nota conjunta com o Colégio Brasileiro de Radiologia recomendam:
Exame de rastreio (pacientes sem sintomas na mama que faria o exame com a finalidade de tentar detectar alguma alteração inicial), independente do risco: adiar o exame.
Paciente sintomática (nódulo palpável, secreção pelo mamilo, dor na mama...): pode ser realizado, avaliar o que a informação pode trazer de benefício para a paciente. Cuidado redobrado nas pacientes com 60 anos ou mais.
Marcação pré-cirúrgica (para cirurgia para diagnóstico ou terapêutica): avaliar o momento ideal, especialmente para pacientes com 60 anos ou mais.
Avaliação após quimioterapia: pode ser considerado adiar por curto período de tempo, especialmente nas paciente acima de 60 anos, mas lembrar que o atraso nesta situação pode prejudicar o prognóstico.
Controle de lesão provavelmente benigna (BIRADS 3): postergar o exame
Alteração suspeita de câncer de mama (BIRADS 4 ou 5): realizar biópsia
#cancerdemama#mastologistaemlinhares#oncoplastica#reconstrucaoimediata#mastologia#mastologialinhares#mamografia#reconstrucaodemama#mastologia